Bem gente mais uma saída do baú! Na minha família se contava uma história que esse prato surgiu na época da 1a. Guerra Mundial onde se vivia em permanente estado de racionamento de tudo, inclusive de farinha. Assim, dada a escassez dos alimentos " inventaram" esse prato, delicioso e de simples elaboração. Os componentes são simples assim como a receita; claro que à época a massa era feita em casa o que rendia um sabor inigualável!
INGREDIENTES ( 5 pessoas)
500 grs de spaghetti ( boa marca)
4 pães amanhecidos, ou dormidos como se dizia antigamente
1 maço de brócolis
1 cabeça de alho
1 xícara de azeite extra virgem
queijo parmeggiano ralado
MODO DE PREPARO
Lave bem o brócolis destacando os buquets e coloque em uma panela com água fervendo. Deixe para por o sal ( a gosto) quando estiver quase cozido para que êle não perca a tonalidade. Espete o garfo no cabo, quando entrar com um pouco de resistência, tire do fogo, cõe e reserve. Êle terminará o cozimento quando for passado no alho e óleo.
Rale os 4 pães no ralo grosso, para que fique esfarelado, em lascas.
Ferva a água do macarrão em outra panela não esquecendo>>> 5 litros<<<. coloque o sal e ponha para cozinhar o spaghetti.
Em uma frigifeira grande prepare 1/2 xícara do azeite com 1/2 cabeça de alho, ralado fino.
REfogue o brócolis e reserve.
Em outra frigideira prepare o restante do azeite com o restante do alho, também ralado e refogue aquelas lascas de pão. Vá mexendo porque ela deverá ficar crocante, douradinha.
Peneire o macarrão e monte em camadas >>> spaghetti, brocolis, farofa de pão até terminar.
Polvilhe com o queijo parmiggiano ralado e sirva..
Obs>>> a figura foi meramente ilustrativa extraida da net!
Dolly amiga...
ResponderExcluirObrigada pela força!!!
Bjoss EDNA