MOLHO ITALIANO DE TOMATES
5 dentes de alho
Óleo
Azeite extra virgem
1 colher de sopa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 xícara de folhas de manjericão rasgadas com as mãos
½ kg de músculo ou acém em cubos (opcional)
Lavar bem os tomates com uma esponja e detergente para tirar resíduos de agrotóxicos.
Cortá-los em pedaços grandes e reservar.
Em uma caçarola grande, fritar as cebolas em rodelas até ficarem bem escuras.
Se optar por um molho com carne, junte-a após as cebolas estarem douradas e vá mexendo para selar bem a carne. Refogue bastante.
Acrescente os tomates picados, coloque o sal, mexa bem. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe-os cozinhando. O sal irá desidratar os tomates e assim, não se preocupe com o volume de água que formará na panela. O segredo do verdadeiro molho é exatamente fazê-lo cozinhar em sua própria água. Esse processo levará cerca de 1,30hs mais ou menos. Apague o fogo e deixe o refogado esfriar um pouco.
O próximo passo é peneirar esse refogado. Se cozinhou os tomates com a carne, retire a carne que já estará cozida e deliciosa, antes de passá-los na peneira. Há quem prefira bater no liquidificador; eu particularmente acho que fica um pouco amargo pelas sementes trituradas.
Você perceberá um suco concentrado de tomates delicioso.
Aqueça em outra caçarola o azeite extra virgem e faça refogar os alhos ralados até dourarem. Junte o molho apurado. Quando começar a ferver, coloque o manjericão e a colher de açúcar que eliminará a acidez dos tomates; ajuste o sal a seu gosto. Há quem prefira colocar leite para cortar a acidez; eu já me habituei a colocar o açúcar.
Assim, deixe em fogo baixo por mais uns 30 minutos e está pronto o delicioso molho.
Algumas considerações:
Esse molho serve não só para macarronadas mas para outros pratos como frango ou filé à parmegiana. Pode seu usado também
Eu coloco em vidros e deixo no freezer para atender às minhas necessidades.
Se não for fã de manjericão use orégano, preferencialmente fresco que confere um gosto particular ao molho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário