Testei essa receita, passada por uma amiga e achei maravilhosa. Além de ser menos elaborada foi a mais apreciada por todos. Quer testar?
5 kg de tomates bem vermelhos e durinhos
( para quem mora no sul e sudeste, o tomate Débora é o aconselhado. Infelizmente aqui no nordeste não existe; assim uso o que me oferecem os super mercados locais)
açúcar e sal
azeite extra virgem
orégano
Lave muito bem com água e sabão todos os tomates, um a um, para eliminar todo agrotóxico.
Em seguida, parta-os ao meio e, cuidadosamente retire as sementes, reservando-as.
Em um recepiente alto , coloque em camadas o tomate, polvilhando primeiramente com açucar e depois com o sal. Repita todas as camadas igualmente. Cubra e leve ao refrigerador por 24, sem mexer.
Passadas asa 24 horas, arrume-os primeiramente com a parte fatiada para cima e lve ao forno medio por 40 minutos.
Retire, vire todos os tomates e volte ao forno por mais 40 minutos.
Prepare em um prato fundo o azeite com o orégano e passe um a um por essa mistura e vá adicionando ou em vidro ou em uma tigela.
Pronto, agora é so servir.
Há quem prefira acrescentar pimenta do reino ou vemelha e até mesmo alho mas, o tradicional não leva mais nada além do azeite e orégano
Dependendo do tomate usado, pode formar bastante liquido na tigela; não se impressione é normal. Importante é não levar esse liquido ao forno quando for assar os tomates!
Agora a criatividade é de cada um..com salada de rúculas, com mussarela de bufala ou mesmo com um patê de ricotas..o sucesso é garantido!
Com as sementes reservadas, que sempre vêm com um pouco de polpa, preparo um molho veloz..frito dois dentes de alhos amassados no azeite e adiciono as sementes...deixo no fogo até engrossar quando então coloco uma co. de sobremesa de açucar para quebrar a acidez. Se você preferir, adicione folhas de mangericão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário