sábado, 21 de março de 2009

ALMOÇO DE PÁSCOA




MEU CARDAPIO PARA DOMINGO DE PÁSCOA

 

É muito complicado preparar alguma coisa especial para essas datas comemorativas pois não tenho família por aqui ou melhor, minha família é resumida em meu filho, nora e dois pequeninos; assim, sempre optamos por algo menos elaborado.

Estou tentada a fazer o Carret de Porco que servi em um jantar para 60 pessoas,em setembro passado, em uma cidade ao norte do Ceará. Como acompamento, arroz com amêndoas, batatas gratinadas e mais a insubstituível farofa da Vó Nadége ( minha sogra). A sobremesa será a torta de papaya e o " famoso" strudel de maças ( meu filho ama de paixão)


CARRET DE SUINO ( para 3 adultos)

2 kg de carret

1 copo de vinho tinto

200 gras de bacon fatiado

3 cebolas grandes

1 cabeça de alhos

alecrim, curry, pápikra doce, manjericão

sal a gosto

cobertura  de caramelo (para sorvetes), karo ou mel. Usarei a cobertura porque é a que tenho em casa.

Bato todos os temperos no liquidificador e antes de despejá-lo sobre a carne, procuro furá-la com um garfo. Despeje o tempero e deixo na geladeira por 8 horas no mínimo e nos intervalos, rego com o caldo que está no recipiente para que o tempero penetre por igual.

Asso em forno a 180 graus em assadeira grande revestida de papel alumínio. Deixo coberto com alumínio por pelo menos 1 hora para que a carne fique bem cozida por dentro; dessa maneira fica bem úmida. Passada essa 1 hora, besunto todo o carret com o caramelo e arrumo as tirinhas de bacon sobre êle, para que não resseque.

Deixo no forno aproximadamente mais 1 hora.

Nesse intervalo, começo com preparar a farofa

300 grs de farinha de mandioca crua

200 grs de bacon em cubinhos

3 ovos

1 cebola cortada em cubinhos

2 cenouras raladas

2 maças em cubos

1 xícara de uva passa branca sem caroços

200 grs de azeitonas pretas ( daquelas já temperadas, já postei a receita)

2 tabletes de margarina

sal

Em uma frigideira coloque 1 tablete da margarina e faça uma omelete com os 3 ovos, mexendo sempre com um garfo para que formem os grumos de ovos; reserve.

Em uma panela, coloque o outro tablete da margarina e junte o bacon...deixe fritando em fogo baixo e quando os cubinhos já estiverem dourados acrescente a cebola; continue mexendo até a cebola ficar transparente. Agora acrescente a farinha de mandioca, coloque sal a gosto e vá mexendo sem parar até a farinha ficar dourada. Apague o fogo, junte os ovos mexidos. Coloque em uma tigela grande, junte a cenoura crua ralada, as azeitonas picadas, as passas de uva e a maçã. Prove o sal, ajuste a seu gosto. Está pronta a farofa que será servida de um lado do carret pois do outro lado irão as frutas, abacaxi, pêssegos, Kiwi.

A hora e vez das BATATAS GRATINADAS ( para 5 pessoas, aqui os babyes atacam!!!)

1 kg de batatas

1 litro de leite

1 lata de creme de leite(sem sôro)

2 colheres de farinha de trigo

noz moscada

sal

300 grs de mussarela fatiada fina

200 de queijo parmesão ralado

Cozinhe as batatas em fatias grossas ...

No intervalo prepare o bechamel ( eu tenho por hábito usar um cubinho de caldo de legumes no leite)

Separe um copo de leite para adicionar a farinha.

Coloque o leite em uma panela, adicione o cubinho de legume, prove o sal...quando o leite começar a esquentar junte a farinha dissolvida previamente no copo de leite..não pare de mexer para que não forme grumos no leite. Deixe engrossar e apague o fogo...Raspe uma pitada de noz moscada e deixe amornar. Bata na batedeira juntando a lata de creme de leite.

Unte um refratário grande e vá colocando as batatas, a mussarela e o creme, formando as camadas. Para essa quantidade dá duas camadas. Você irá gratinar enquanto prepara o arroz. O Carret e a farofa já estão prontos..É hora de finalizar o almoço.

O Arroz de amêndoas é simples, basta fazer um arroz caprichado, bem temperadinho e depois de pronto, agregar as amêndoas.

Pronto, almoço finalizado, prepare uma mesa bem bonita e bom apetite.

As sobremesas posto amanhã!!!!

AS fotos dessas delicadezas são do blog: http://teresacraftmania.blogspot.com; vale a pena conferir...as idéias são incríveis


Photobucket

5 comentários:

  1. Não sei o que da mais gôsto: a tua mesa posta ou as deliciosas receitas! Parabéns, um abraço. Léia

    ResponderExcluir
  2. CArissima Léia, dizem que comemos primeiro com os olhos; assim prezo muito a atenção ao servir, ao decorar uma mesa. Quanto às receitas ao longo dos anos a prática avança tornando-se possível até mesmo de um simples arroz e feijão conferirmos um sabor dos deuses...O segredo de tudo isso chama-se AMOR e tenho certeza, disso você entende bem; estás seguindo a mesma estrada...Te admiro muito menina..Buona domenica! baci Dolly

    ResponderExcluir
  3. um luxo! dê uma passadinha no blog, deixei um meme paravoce! beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Sua mesa está linda, e o planejamento do cardápio maravilhoso,
    Parabéns, adoro o seu blog
    Mostre sempre quando organizar estes eventos, para podermos ter idéias
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Anna doce e gentil, obrigada mais uma vez. Embora a mesa não seja de minha autoria acho primordial cada detalhe, como venho recomendando em cada post. O Cardápio não é um manjar dos deuses mas é muito bom, simples e barato...Afinal se nos embalarmos em todas essas datas com muitas comilanças, a balança vai chiar...
    Beijocas querida e uma excelente semana.
    Dolly

    ResponderExcluir