terça-feira, 31 de março de 2009

ÁBOBORA COM CARNE SECA


ABÓBORA COM CARNE SECA
(ESCONDIDINHO NA ABÓBORA)

Há dias eu queria fazer essa experiência, inovar com o "famoso escondidinho", mas tinha que ser algo diferente e...consegui! Se alguém já fez ou se é comum não sei porque nessa aldeia quase não tenho notícias do que rola no mundo!

Comprei uma dessas " abóboras", pequena, cerca de 1,5 kg e comecei o teste.
O princípio é o mesmo do camarão na moranga só que no lugar dos camarões usaremos a carne seca.

INGREDIENTES (4 pessoas)

1 abóbora 
500 grs de carne sêca
5 cebolas grandes
5 dentes de alho, 
sal
1 maço de  cheiro verde
1 colher de sopa de azeite de dendê
1/2 vidro de leite de coco
5 co.azeite extra virgem
300 grs de requeijão cremoso

PREPARO

lave bem a abóbora, tire a tampa, retire as sementes de dentro, tampe novamente e coloque para cozinhar em uma caçarola com bastante água, mas que não cubra a abóbora. Deixe por aproxximadamente 30 minutos no fogo. apague e reserve.

Desalgue a carne de véspera, troque muitas vezes de água para que fique sem sal. cozinhe essa carne em uma panela de pressão, com uma cebola, dois dentes de alho e 1 pires de salsinha e cebolinha. Quando a carne estiver macia, retire e desfie toda a carne seca. A seguir faça um belo refogado como azeite, 1 dente de alho e as cebolas restantes cortadas em rodelas bem finas e o azeite de dendê. Salgue a gosto, se quiser pode colocar um pouco de alecrim..eu não usei mais nenhum tempêro, só mesmo alho e cebolas, cheiro verde e o dendê. Retire do fogo e reserve.

Volte para a abóbora; com uma colher retire toda aquela polpa cozida, mesmo que fique pedaçuda não tem importância, ela estará macia. Doure  os outros 3 dentes de alho ralados no azeite e refogue a abóbora, junte  sal a seu gosto, o restante do cheiro verde bem picadinho e a seguir junte o 1/2 vidro de leite de côco.

MONTAGEM

Com uma colher, passe uma camada generosa de requeijão dentro da abóbora, forme as camadas de carne sêca e aquele refogado de abóbora e por ultimo, o requeijão restante.

Coloque a abóbora recheada em uma assadeira untada, em forno médio para gratinar..Ao retirar do forno, para servir à mesa, coloque a tampa da abóbora. Sirva com arroz branco.


Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário