

Pois bem, ontem um dia chuvoso tipo aqueles que gostamos de ficar na vadiagem...Dei uma chegada em meu pomar onde tem um salão/depósito ainda cheio de caixas deminha mudança. Pasmem, já fazem 5 anos que estou no Ceará e ainda tenho tantas coisas para redescobrir.
Assim, achei um livro de receitas da vovó Nicolina, minha avó paterna...tão velho que para postar algumas das deliciosas receitas terei que usar a tabela de conversão de medidas já que os termos alí são: libras, quarta (identifiquem na foto acima).
Mas essa senhora pequenina de belos olhos azuis merece todas homenagens pela guerreira que foi assim como, tenho certeza, a maioria dos antepassados de cada uma de vocês. Mas ela particularmente, é ai onde me intrigo, sonhava aprender a escrever. Intrigante pois minhas duas avós liam mas não sabiam escrever. Assim, vovó Nicolina, lá beirando os 80 decidu fazer-nos uma surpresa fantástica. Todos os dias, terminado o almoço ela e meu avô se recolhiam para a sesta na casa dos fundos. À época moravam com minha tia no Planalto Paulista. Certo dia ela me pediu uma cartilha já que eu trabalha no setor educacional do SESI e assim atendi aquele pedido tão especial.
Acreditem, ela juntava os papéis onde eram embrulhados os pães (era assim à época) e construiu seu caderninho e lá, dia após dia, treinou até que conseguiu sem ajuda de ninguém a escrever...
Esse livrinho chama-se A DONA DE CASA e tem receitas apetitosas. Publicarei algumas, testarei outras e quem testar, por favor, avise-me porque faço questão de publicar aqui nessa página!
Combinado??? então vamos lá...
PARA CONSTAR, já que encontraremos muitas receitas que usam libra ...
uma libra (1libra) = 453,59 gramas
CANELLINHA DE VEADO
Em um prato de polvilho coado põe-se 1 colherinha de sal, 4 conchas de assucar. Vai-se pondo gordura fervendo até ficar ensopado; 8 ovos sendo 3 sem as claras, vae-se pondo de 2 em 2 amassando. Quando a massa estiver em ponto de enrolar, fazem-se argolinhas e põe-se em uma vasilha com água fervendo; quando boiarem tiram-se e vão em uma peneira para escorrer. Em seguida vão em latas para assar. Forno regular.
P.S. fui fiel na transcrição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário