segunda-feira, 20 de abril de 2009

DOIS ALIADOS DA SAÚDE



         O nabo é uma verdura alcalina que ajuda a vencer os efeitos dos alimentos ácidos que comemos. É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.
         O nabo é rico também em Cálcio, um mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes.
         Contra as inflamações crônicas intestinais deve-se usar a raiz do nabo em forma de caldo ou sopa, bebendo-se 2 xícaras (chá) ao dia. A raiz, cortada em rodelas e preparada como xarope, é utilizada contra bronquite, tosse e asma; e o suco de nabo branco é indicado para combater cálculos biliares.
         Cozido e aplicado em forma de cataplasma, é empregado para combater frieiras, ardores e inflamações em geral.
         O nabo pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas.
         Seu período de safra é de julho a outubro e janeiro.

http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

Propriedades do Nabo

Rico em sais minerais como cálcio, ferro e potássio, fonte das vitaminas A, B1, B2 e C.

Recomendações
O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Restrições
O consumo de nabo pode gerar gases. Pessoas com distúrbios de tireóide devem evitar seu consumo, pois ele contém substâncias que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireóide.

Compra
Opte por nabos de pele lisa, sem rompimentos ou manchas. Alguns nabos podem apresentar o topo roxo, o que não indica má conservação do produto



GOBÔ ou BARDANA


Photobucket

   Possui inúmeras propriedades nutricionais, além de ser muito agradável ao paladar. 

Na culinária natural, utilizamos a raiz da bardana para incrementar tortas, sopas e até mesmo para fazer saladas.

Esta raiz, que poucas pessoas conhecem, traz benefícios à saúde e é considerada uma planta medicinal. 

Toda a planta da bardana pode ser utilizada para fins medicinais.

Os gregos já a utilizavam para tratar de inúmeras doenças. As folhas possuem poderes bactericidas e são bastante requisitadas para tratamento de doenças de pele - fama conseguida em um episódio no qual as folhas da bardana salvaram o rei Henrique III, da França, de uma doença cutânea. 

Tudo indica que sua origem é a Europa, mas o país que a cultivou com maior intensidade para consumo foi o Japão, por isso a fama de que a bardana é uma planta de origem japonesa.

Até hoje a culinária que mais utiliza e difunde o consumo da planta é a japonesa, na qual podemos encontrar pratos típicos tendo o vegetal como base.

A raiz da bardana também possui muitas propriedades importantes para a saúde, como o combate de cálculos renais, reumatismo e problemas de vesícula.

Não se pode esquecer que a maioria de suas propriedades estão concentradas na casca e por isso é de extrema importância não retirá-la. 

Quando cozida, a bardana apresenta um aspecto escurecido, o que é normal pelo fato de possuir ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo. De acordo com nutricionistas, a raiz da bardana apresenta qualidades como o fornecimento de proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, riboflavina e niacina, além de ser uma rica fonte de sais minerais.
 

Além das ações terapêuticas citadas, a bardana possui outras propriedades como purificar o sangue, curar picadas de insetos, torções, hemorróidas, enfermidades crônicas da pele, acnes, eczemas, pruridos, seborréia da face, herpes, vesícula inflamada, cálculo biliar, hepatite viral, cirrose e por isso tem sido largamente estudada e utilizada em laboratórios farmacêuticos.


Até mesmo a queda de cabelo pode ser tratada com bardana, neste caso é utilizado o óleo extraído da planta. 

Com tantas propriedades e qualidades assim, esta planta deve ser mais difundida na culinária, pois é excelente para aqueles que estão à procura de uma alimentação mais saudável.

A bardana agrada bastante ao paladar e tem ganho cada vez mais adeptos nos restaurantes em que é oferecida. 
http://www.segs.com.br

Photobucket

Um comentário:

  1. Obrigada pela matéria, passei a usar a bardana e nabo recentemente, de uma dieta macrobiótica, e os efeitos estão aparecendo após uma semana, bem estar e muita disposição.
    Cilene Camargos.

    ResponderExcluir