quinta-feira, 30 de agosto de 2007

BIFES Á ROLÊ


No ultimo post, passei a importância de já termos congelados alguns temperos...agora vou dar mais algumas dicas;
quando for ao super mercado, compre aquelas azeitonas pretas, carnudas, 200grs será o suficiente ; compre também igual quantia de uvas passas brancas, de preferência sem caroços.
Tá curiosa não é? Olhe, são apenas dicas que facilitam...
As azeitonas você vai lavar e cuidadosamente furar com um garfo, uma a uma; depois coloque dentro de um vidro vazio, acrescente uma folha de louro, orégano, uma pimenta vermelha (opcional), dois dentes de alho amassados e complete com óleo de soja, de milho, aquele que você usa...Feche bem e deixe na geladeira, sem abrir por pelo menos uma semana..Pronto, agora vc tem uma falso azeite de oliva, aromatizado que poderá usar no dia-a-dia!
Agora pegue outro vidro, coloque as passas de uva e cubra com licor ou rum. Quer saber para que? Essas uvas vão ficar impregnadas da bebida e serão de uma grande utilidade quando do preparo de bolos, tortas, sorvetes...Aguarde que logo mais passarei algumas receitas doces e você verá a diferença que fazem!

Hoje darei a receita de um super bife rolê, tão versátil que, da mesma receita, sairão dois pratos..que tal?


BIFE A ROLÊ

Ingredientes

1 kg de coxão mole ou alcatra
2 cenouras grandes ou 3 médias

4,5 azeitonas pretas
Sal, cebola, alho, salsinha, bacon
½ copo de vinho tinto seco
3 co. de sopa de óleo de sua preferência
(você encontrará receitas onde é colocado também o pimentão. Não usaremos porque como serão dois pratos diferentes da mesma receita, o pimentão não cai bem na elaboração da segunda opção)

Modo de preparo

Descasque as cenouras, lave-as bem e rale, isso mesmo, use aquele ralador grosso, não o que serve para queijo ralado!
Reserve em uma tigela, acrescente o sal, a cebola e alho( também ralados) o bacon e a salsinha...não tenha medo de abusar da salsinha, ela é rica em ferro e dá uma sabor maravilhoso quando acrescentado a essa mistura.

Agora vamos à carne...vamos salgar, suavemente os dois lados de cada bife
Agora coloque uma porção generosa do recheio reservado em cada uma e vá enrolando vagarosamente...se preferir, feche-os com palitos de dentes; eu prefiro passar um cordonê...

Isso feito, despeje sobre a carne o vinho tinto e deixe marinando por 30 minutos.
Leve uma caçarola ao fogo com o óleo e quando estiver bem aquecido, coloque os rolinhos dentro...NÃO FECHE A CAÇAROLA, senão juntará muita água...
Enquanto os nossos rolinhos estão fritando, ferva 1 litro de água...e vá controlando a carne, girando de vez em quando...pingando água quente...quando já estiverem todos “ bronzeados, você optará por acrescentar batatas se quiser servir com arroz ou, leva-los à uma panela onde você preparou um molho de tomates...

MOLHO DE TOMATES ( ESSE É DA “ FERA” EM MOLHOS, MINHA MÃE)

5 Kg de tomates bem vermelhos e durinhos ( não coloque tomates amassados!!!!)
4 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
3 colheres de óleo a seu critério
Sal
Meio maço de manjericão ( não abra mão do manjericão, é o que dá um sabor especial)

Modo de preparo

Leve uma caçarola grande ao fogo com o óleo...doure as cebolas até que fiquem naquele ponto “ bronzeadas” não queimadas!!!!!
Junte os tomates, o sal e os galhos de manjericão, muito bem lavados previamente...
Misture tudo e quando começar ferver, coloque no fogo mínimo e esqueça esse molho por mais ou menos 1,30hs...
Depois, bata-o no liquidificador ou no mix e peneire...
Faça um alho e óleo com 3 colheres de azeite extra virgem e 6 dentes de alho ralados...deixe dourar o alho e junte o molho peneirado..Ajuste o sal e acrescente 1 colher de sopa de açúcar ( ele quebra a acidez dos tomates)
Pronto, mais 15 inutos seu molho estará pronto...

Agora o pulo do gato, preste atenção>>>

Se você optou pelos bifes rolês ao molho, deve juntá-los enquanto o molho está sendo preparado, passo anterior...
Esse molho, você pode colocar em vidros e congela-los...Ai é que entra a praticidade...Hoje vc perdeu algum tempo elaborando tudo isso mas lembre-se, agora vc tem dois pratos com carne (role com batatas e roles ao molho) e ainda, ficou com o molho congelado para outras receitas como, bife a parmeggiana, uma macarronada expressa etc...

2 comentários:

  1. Esta receitinha também é uma das minhas preferidas!!!
    Não disponho de muito tempo diário para me dedicar a cozinha e seguindo os conselhos desta culinarista....faço pratos saborosos e ainda consigo multiplicá-los para aqueles dias de fome desesperada e nenhum tempo para dedicar ao preparo.
    Sempre aprendi muito com a Sônia. Com relação a cozinha, admiro sua criatividade, praticidade, capricho e é claro, a pitada de amor que ela coloca em tudo, resultado do seu prazer em dispertar todos os dias aceitando mais um desafio!

    Beijos Sô

    =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Brigadão minha linda, mas você é suspeita...nos admiramos mutuamente...bjs saudosos Dolly

    ResponderExcluir