quinta-feira, 1 de outubro de 2009

QUEM QUER SAGU????

E a história se repete...


Quem tem filhos sabe o quanto é prazeroso preparar um prato que a criançada come com gosto e pede bis.
Quando eu era (mais) menina, lembro-me que eu comia um sagu de vinho, preparado por uma tia, que era de " lamber os beiços".

O tempo passou e com êle novos produtos, novas técnicas e o velho e tradicional sagu, baratinho que só, ficou amarelado, esquecido, sendo substituido por saborosas mousses, tortas etc

Pois bem, ano passado em um super mercado olhei para a caixinha de sagú e decidi comprar para ver se os babies aprovariam...

Sucesso total! 

A partir daí, abandonei os de caixinha e compro somente o saquinho de 500grs de sagu e fui experimentando aromatizá-lo de diversas maneiras que agradassem as crianças.

Tentei com suco de uva de boa procedência, com suco de frutas tropicais mas, o que mereceu aplausos mesmo foi o preparado com suco em pó...

Assim, preparo as vezes duas por semana o sagu cozido em água com açucar, canela e cravo da índia. Quando cozido, agrego 1 pacotinho de suco MID de uva ou morango( tem que ser o MID,,,outras marcas não deixam a sobremesa saborosa).

Na net encontram-se milhares de receitas do sagu na forma de mousse, em creme com leite condensado e creme de leite mas aqui em casa é feito mesmo como expliquei acima.

Aí, decidi saber como era feitas as bolinhas de sagu e achei a explicação que servirá a algumas que desconheciam até então.

Aqui vai e de quebra mais uma receitinha dessa iguaria

Sagu (Sago Mit Wein), de vinho com molho inglês, com sucos de frutas ou com chocolate.




O amido de mandioca aquecido transforma-se numa goma que, depois de passar por um processo de secagem toma forma irregular ou granulada. A irregular é chamada de tapioca. A granulada é conhecida como sagu que, além de dar um bom mingau com leite, transforma-se em saborosas sobremesas, quando misturado ao vinho, chocolate ou suco de frutas

Ingredientes:


Sagu:
1 litro de água
500 ml de vinho tinto
1 canela em pau
Cravos da índia (6 no máximo)
1 xícara de chá de sagu
1 xícara de chá de açúcar (aproximadamente)

Creme inglês:
500 ml de leite
6 gemas
1 xícara de chá de açúcar
Raspas de 1 fava de baunilha

Preparo:


Sagu
Junte o sagu com água fria e vá mexendo sempre até começar ferver e as bolinhas ficarem boa parte transparentes (apenas brancas no centro).
Acrescente o vinho tinto com o açúcar e ferva mais um pouco, mexendo de vez em quando para não grudar.
O processo de cozimento é um pouco lento e exige paciência pois, se cozinhar pouco fica com bolinhas duras no centro, e se cozinhar demais, acaba ficando líquido. Normalmente chega no ponto certo, quando as bolinhas ficam cerca de 90% transparente.
Desligue a panela, deixando um pouco na panela, mesmo desligado, o calor faz com que as poucas bolinhas que ficarem com o centro branco amoleçam.
Mexa de vez em quando para que o sagu não grude no fundo da panela.
Se o líquido começar a secar e o sagu ainda não estiver macio e transparente, junte um pouco mais de água fervente. Assim que o sagu estiver pronto, despeje no prato de servir, deixe esfriar e leve à geladeira.

Creme inglês:

Em uma panela funda, leve ao fogo o leite e a fava de baunilha.
Enquanto isso, em uma tigela, misture com um batedor de arame as gemas e o açúcar.
Assim que o leite ferver, despeje-o leite sobre as gemas e misture.
Volte o leite com as gemas ao fogo, mexendo sem parar até engrossar um pouquinho (a espuma da superfície irá desaparecer e o creme cobrirá o dorso da colher).
Clique aqui e veja a técnica.
Retire do fogo assim que atingir o ponto, pois é fundamental não deixar ferver.
Passe imediatamente pela peneira, sobre tigela limpa, e resfrie o mais rápido possível. Leve à geladeira até o momento de servir.
Sirva o sagu acompanhado do creme inglês.
Dicas:
  • Use bastante líquido para cozinhar o sagu.
  • A consistência quente é mole, porém ao gelar o sagu fica firme.
  • Este prato deve ser preparado com 1 dia de antecedência.
  • Para o sagu ficar transparente e soltinho não cozinhe o sagu até ficar transparente, pois o sagu fica estufado e grudento.
  • Tem quem prefira, quando as bolinhas brancas do sagu desaparecerem, acrescentar o açúcar e desligar.
  • Faça a mesma receita utilizando suco de frutas (tangerina, laranja, maracujá). Pode acrescentar 1 colher (sobremesa) de maizena (amido de milho).
    Sagu de chocolate:
    Ferva a água,  coloque o sagu, mexa + ou - de 5 em 5 minutos durante uma hora, deixe de molho durante toda a noite.
    No dia seguinte lave numa peneira grande para tirar a "gordura".
    Ferva o leite com chocolate em pó (não use achocolatado , ele deixa a impressão de ter areia) e leite condensado.
    Junte o sagu já lavado e deixe até perceber que vai ferver.
    Desligue e deixe esfriar.

10 comentários:

  1. Oi querida, nunca comi sagu - fiquei curiosa!
    Um grande abraço, saudade
    Léia

    ResponderExcluir
  2. E muito bom, eu já fiz e gostei.
    Claro que sua receita é mais gostosa
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amo sagu, e arroz doce são os meus doces preferidos.Só que ultimamente o meu sagu anda desmanchando. Vou experimentar a tua receita. Adorei ,beijocas Ana Lucia

    ResponderExcluir
  4. Sua receita parece ótima! Mas eu não gosto de sagu. Eu sou mineira e vim conhecer o sagu aqui em Florianopolis. Não sei se os que experientei não eram dos melhores, mas não gostei. Vejo as pessoas aqui... todo mundo gosta de sagu. Menos eu. Em quase todos os restaurantes de comida a quilo, tem sagu de sobremesa. Todo mundo sabe fazer sagu. Tem até um caso de um amigo, que estava guardando um vinho, especial, para uma ocasião especial. E veio a sogra, de visita, e fez sagu com o vinho. Ele quase morreu! De raiva.
    Bom, mas eu, não gosto de sagu.
    Mas adorei seu blog e ter você como minha seguidora.
    Um beijo grande,
    Janete

    ResponderExcluir
  5. Oi, o blog esta muito bom, passei por aqui para dar uma olhadinha e amei, o blog é muito espontâneo e as pessoas acabam se identificando com ele, parabéns.
    Tenho um pequeno blog somente sobre decoração se tiver um tempinho para dar uma olhadinha, obrigado.
    http://artezanalnet.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita!!! A primeira vez que comi sagu com creme inglês fiquei apaixonada, mas é tão difícil ter em casa? Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lucila, nunca comi com creme ingles, e deve ser bom demais..aqui, como disse acima é sempre o primeiro ítem do supermercado.. O creme ingles que vc fala é aquele de baunilha, leite condensado e creme de leite???
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Adoro faço sempre, sem o creme, mas já copiei o seu e vou provar!
    Bjo
    E Um ótimo ano!

    ResponderExcluir